Domingo, 28 de Janeiro de 2007

10. Como conseguir novos líderes

O sistema celular é na realidade uma estratégia de liderança. Os líderes são a base. O crescimento de uma igreja celular é diretamente proporcional ao número de líderes de que se disponha. Não se deve cometer o erro de enfocar-se no número de células. O enfoque deve ser no número de líderes.

O crescimento de qualquer igreja celular é o resultado da eficiência da mesma em capacitar novos líderes celulares. As igrejas bem sucedidas são as que treinam todos os santos para fazer a obra do ministério. Cada membro deve ser visto como um potencial líder.

O sistema celular é um ciclo que alimenta a si mesmo: novas células produzem mais pessoas alcançadas; mais pessoas alcançadas produzem novos cristãos; novos cristãos produzem novos candidatos a líderes; novos líderes produzem novas células e, assim, o ciclo se encerra e se completa.

É importante cuidar de cada um dos elementos deste ciclo, a fim de assegurar que sempre haverá novos candidatos a líderes. Se houver descuido com qualquer um dos elementos, o ciclo celular será rompido, o que estagnará o crescimento das células.

As células são criadoras de líderes, e é importante aproveitar tanto recurso humano que a obra de Deus demanda.
Jesus dedicou 51% de seu tempo ao ministério público e os restantes 49% na formação de seus discípulos. Essa é uma porcentagem surpreendente que nos mostra a ênfase que Jesus deu na formação de líderes.

Para conseguir novos líderes é importante seguir os seguintes princípios:

Primeiro princípio: Instruir os líderes atuais sobre seu objetivo principal. Se bem que os líderes devem dar exemplo aos membros de sua célula levando convidados. Seu trabalho principal na verdade, é encontrar o próximo líder da célula. O objetivo para cada membro da célula é alcançar outros para Cristo, mas para o líder da célula é formar novos líderes.

Segundo princípio: Permitir que cada membro realize funções celulares significativas. Uma vez que os líderes atuais tenham escolhido um membro de sua célula para convertê-lo em um novo líder, deve começar a instruí-lo, permitindo-lhe desempenhar certas funções como: oração de boas-vindas, direção do louvor e, em casos mais avançados, facilitar o ensino na célula.

Terceiro princípio: Assegurar-se de que o líder em potencial receba treinamento adequado. O líder deve conduzir o candidato ao curso de capacitação com o objetivo de receber as ferramentas que lhe permitirão converter-se em um novo líder.

A capacitação de um novo líder é permanente, não é completada com o curso de capacitação. Cada novo líder deve continuar tendo um mentor, deve complementar sua capacitação exteriorizando suas dúvidas e perguntas na reunião de supervisão.

O Pastor celular deve recrutar e treinar mais líderes do que ele necessita. Deve gastar tempo e recursos no treinamento de novos líderes.

Dentro de uma igreja celular, o paradigma é que a capacitação de um novo líder começa com a conversão de uma pessoa. Logo deve existir um procedimento de atenção imediatamente depois da conversão. Chegar a ser líder deve ser esperado como coisa natural para todos os crentes.
publicado por Antonio Francisco às 04:18
link | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

.Meu blog principal

Achologia

.pesquisar

.Tags

. adoração

. anfitriões

. aprovação

. bíblia

. célula

. células

. comunhão

. comunidade

. conflitos

. consolidação

. crescimento

. disciplina

. encontro

. forte

. fruto do espírito

. frutos

. grupo

. identidade

. inspiração

. líder

. todas as tags

.Arquivos

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

blogs SAPO