Domingo, 28 de Janeiro de 2007

4. Qualidades dos líderes e anfitriões

O Dr. Joel Comiskey, especialista mundial no movimento celular realizou uma pesquisa entre 700 líderes celulares nas 8 maiores igrejas do mundo, com o propósito de determinar quais eram os fatores que fizeram os líderes terem êxito em seus ministérios. A pesquisa se realizou em 1996 em igrejas que se encontram em países diferentes, com idiomas, culturas e costumes distintos:

O êxito dos líderes de células independe dos seguintes elementos:

· Idade.
· Estado Civil.
· Sexo.
· Educação.
· Personalidade.
· Dons Espirituais.

A pesquisa mostrou que tanto as pessoas introvertidas como as extrovertidas, tiveram êxito em multiplicar suas células. Deus usa a personalidade que deu a cada um de nós.

Há mulheres que pensam que liderança é um assunto de homem, porém a pesquisa demonstrou que tanto homens como mulheres podem ter êxito como líderes.
Um dado interessante: mais de 80% dos líderes na igreja do Pastor David Yonggi Cho são mulheres.

Também existem as pessoas que pensam que para ser um líder eficaz é preciso ter um dom de Deus. A pesquisa não mostra nenhuma conexão entre dons particulares e o êxito como líder celular. As necessidades das células são supridas pela soma dos dons de cada um de seus membros. Não é necessário que o líder possua todos os dons.

Outra idéia comum é a de pensar que o nível de escolaridade é um elemento essencial para funcionar como líder. A pesquisa mostrou que as pessoas que não têm educação formal são tão efetivas como as que a têm.

As pessoas que fizeram diferença na história, foram aquelas que se recusaram a amparar-se em pretextos para justificar seu fracasso. Superaram seus defeitos e ideais e converteram suas debilidades em degraus de melhoramento.

As qualidades de um líder de célula são:

· Ser nascido de novo – Atos 26.16-18.
· Ser batizado em água – Mateus 28.19.
· Ser cheio do Espírito Santo – Atos 1.8.
· Bom testemunho – Atos 6.3.
· Idade responsável – 1 Coríntios 13.11.
· Membro da igreja há pelo menos seis meses – 1 Tm 4.12.
· Comprometido com a igreja – Romanos 12.11; Hebreus 10.25.
· Aprovar o curso de capacitação de líderes – Efésios 4.11.

Qualidades dos anfitriões:

Os anfitriões são as pessoas que abrem seus lares para que ali se realizem as reuniões de célula. Suas qualidades devem ser:

· Nascido de novo.
· Bom testemunho.
· Membro da igreja.
· Hospitaleiro.
· Comprometido com a igreja e suas atividades.

Essas qualidades se aplicam aos anfitriões de células permanentes. No caso de uma célula rotativa, não há necessidade de requisitos, podendo inclusive serem pessoas não crentes; porém, é importante ter certeza que tal célula seja realmente rotativa e que não esteja mais de duas ou três semanas no mesmo lugar.

O trabalho principal de um líder é buscar novos líderes em potencial. O líder pode ocupar-se em levar convidados para a célula, porém, não deve ignorar que seu objetivo primordial é buscar novos candidatos a líderes. A meta é converter cada membro da igreja em um líder celular.
publicado por Antonio Francisco às 04:57
link do post | comentar | favorito
|

.Meu blog principal

Achologia

.pesquisar

.Tags

. adoração

. anfitriões

. aprovação

. bíblia

. célula

. células

. comunhão

. comunidade

. conflitos

. consolidação

. crescimento

. disciplina

. encontro

. forte

. fruto do espírito

. frutos

. grupo

. identidade

. inspiração

. líder

. todas as tags

.Arquivos

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

Counter

Março - 2007
Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO